quarta-feira, 2 de maio de 2012

Samhain



A Roda gira, e a noite é fria. Os fogos sagrados são acesos. A divisão entre os mundos é tênue e os ancestrais adentram ao nosso mundo. Nessa noite é celebrada o termino das colheitas, e são feitos os sortilégios para que o plantio feito seja suficiente para o próximo período. Nessa noite o Deus faz sua partida, e as sombras passam a reinar na Terra. Só nos resta a proteção da Deusa, e o senhor das matas e grãos torna-se o Rei do Submundo e acolhedor dos que morrem. Nessa noite Samhaim chega uma vez mais.
A noite de Samhain, celebrada em 31 de Outubro no Hemisfério Norte e 30 de abril no Hemisfério Sul, marca o fim da fase solar e ascensão da luz para o inicio da fase lunar do ano. Para os antigos Celtas era a data que marcava o fim de seu ano e início de outro. Festival relacionado à morte a os ancestrais. Para os povos antigos esse período marcava, o inicio de um da fase crítica do ano, pois o inverno chegaria logo, e nos campos as plantas morreriam e se o plantio feito não fosse suficiente, a aldeia inteira poderia estar condenada à morte. Durante o inverno o sustento estaria sob a responsabilidade dos bravos guerreiro-caçadores e a proteção espiritual sob a tutela dos sábios Xamãs.  Desse modo era comum que durante o Samhain fossem feitas provas de iniciação dos mistérios da caça e/ ou da magia. Com a cristianização essa data foi convertida na noite de todos os santos, véspera do Dia dos finados, entretanto a egrégora de festa foi transformada em um dia de saudades, choros e lembranças dos que já morreram. Entretanto em países em que houve a permanência de algumas práticas e costumes pagãos esse dia é celebrado com festas, como no México na celebração do “Dia de los muertos”.
Entretanto como um Festival ligado à morte e preparação para um período em que não haverá mais colheitas posse ser celebrado hoje em dia, no qual a sobrevivência das pessoas não depende mais do armazenamento do plantio feito pela aldeia. Hoje as colheitas são muito mais relacionadas a questões psicológicas e emocionais do que físicas. Desse modo o Samhain é o momento ideal para queimar no caldeirão vícios e atitudes que queremos ver minguar e desaparecer junto com o inverno. Em relação à morte, dentro do paganismo ela não é vista como o término de tudo, e sim é tida como apenas uma fase, assim como o nascimento, de um mesmo ciclo. É preciso morrer para renascer. Desse modo durante a Noite de Samhain, nós festejamos e convidamos nossos ancestrais a se juntarem a nós em um grandioso banquete. Noite marcada pela consulta aos oráculos, visto que temos que nos preparar para o ano vindouro, além de feitiços de proteção.
É normal que Covens e Espaços esotéricos façam atividades por mais de um dia, sendo comum que parte de atividades sejam abertas à comunidade pagã. Entretanto é tradicional que durante a noite do dia 30 as atividades sejam fechadas ao grupo. Pelas características desse festival é comum que muitos bruxos façam rituais solitários durante essa noite. Sendo característico a confecção de Lanternas de Abóbora, entalhadas com rostos (“Jack-o’-lantern”) ou colocar uma vela branca na frente de casa para afastar espíritos de mau agouro.

Relações
Deuses: Deuses Anciãos
Ervas: Noz-moscada, sálvia, menta, mirra, patchuli, artemísia, alecrim, musgo,
calêndola, mandrágora.
Pedras: Obsidiana, ônix, turmalina negra, coralina, âmbar, granada, hematita.
Incensos: Maçã, heliotrópio, menta, noz-moscada, sálvia.
Velas e cores: Preto e laranja

Costumes
· Tomar as decisões para o próximo ano.
· Queimar pedidos.
· Fazer lanternas de abóboras.
· Fazer oferendas de pães e maçãs nos jardins dos antepassados (cemitérios).
· Fazer previsões e consultar oráculos.
· Confeccionar vassouras, principalmente para proteção.
· Confeccionar bastão mágico.
· Confeccionar a corda da bruxa.
· Acender velas nos caminhos, estradas e nos portões de casa.
· Fazer uma representação do Deus e enterrá-la.

Comidas e Bebidas
Pães, maçãs, romãs, nozes, abóbora, batata, pinhão, frutas silvestres, bolos de frutas, cidra, vinho quente, chá de ervas.



Samhain
Jack-o’-lantern



Sortilégios de SamhainDeus e sua Partida



Nenhum comentário:

Postar um comentário